Com objetivo estratégico de
receber 5 milhões de visitantes internacionais em 2020, o Turismo do Chile
garante que parte significativa do crescimento nos últimos anos é devido as
promoções turísticas, estratégias digitais, assim como investimentos das
regiões em qualidade hoteleira e as constantes novidades na área esportiva, em
passeios e abertura de lojas.
Para 2014, o investimento da
iniciativa privada do país vai alcançar US$ 389 milhões, projetados para
diferentes atividades turísticas, como verbas em restaurantes, infraestrutura e
transportes, hotéis, iniciativas de lazer, esportes e atividades culturais.
Segundo dados do Serviço Nacional de Turismo do Chile (SERNATUR), são
projetados também um montante de US$ 391 milhões em investimentos para 2015 e
US$ 615 milhões para 2016.
Entre os mercados prioritários
para a promoção do turismo, estão hoje 11 países: Brasil, Argentina, Peru,
Colômbia, México, Estados Unidos, Austrália, França, Alemanha, Inglaterra,
Espanha. Só a indústria do turismo no Chile movimentou US$ 2.560 milhões em
2012 e ocupa a quarta posição nas atividades econômicas do país - após a mineração,
celulose e frutas - concentrando 3,5% do PIB nacional. Em promoções
internacionais, a quantia ultrapassou US$8,3 milhões em 2013, com meta para
chegar a US$ 14 milhões em 2014. Cada região investe cerca de US$ 1 milhão só
em promoções turísticas no exterior, incluindo viagens de imprensa, publicações
de mídia, feiras de turismo, workshops, entre outros.
O Chile recebeu 3.569.744
visitantes estrangeiros em 2013, com uma taxa de crescimento que se manteve em
relação ao ano de 2012. Deste total, a América do Sul é responsável por 76% das
chegadas, Europa 12%, América do Norte 8% e o resto do mundo, 4%. Só em números
de brasileiros, o País atraiu mais de 380 mil em 2013, crescimento considerável
frente aos 330 mil de 2012. De acordo com o Turismo do Chile, a meta para 2014
é aumentar este número, assim como a permanência no destino.
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