Um projeto, em fase final de
elaboração pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT/SC), promete melhorar a mobilidade urbana com a ampliação da Via Expressa
(BR282), entre o acesso da BR101, em São José, às pontes Colombo Salles e Pedro
Ivo Campos, em Florianópolis. O documento foi apresentado, na última
quinta-feira (9), aos prefeitos dos municípios envolvidos.
Serão contempladas vias
exclusivas para ônibus e comunicação interbairros sem a passagem pela Via
Expressa, embora não contemple a conectividade da Via Expressa com a Ponte
Hercílio Luz.
Em cada um dos sentidos da
rodovia, separados por um canteiro central, terá três faixas para veículos
ladeadas de faixas de acostamento e uma faixa exclusiva para ônibus.
Além disso, está prevista uma via
lateral expressa também separada da faixa de acostamento por canteiro, por sua
vez ladeado de passeio para pedestre, ciclovia e faixa para dutos.
Segundo o superintendente do
órgão federal no estado, Vissilar Pretto, o projeto é audacioso, precisa ser
discutido e colocado em prática para garantir a mobilidade urbana e o
desenvolvimento da região.
O chefe da Área de Estudos,
Projetos e Meio Ambiente do DNIT/SC, Huri Alexandre Raimundo, destacou que pela
Via Expressa passam diariamente 120 mil veículos.
— O projeto está sendo
desenvolvido para atender a demanda atual e com o viés de permitir
versatilidade para a demanda futura — afirma Raimundo.
O prefeito de Florianópolis,
Cesar Souza Junior, pretende aproveitar a visita da presidente da República,
Dilma Rousseff, à Capital, no dia 17 deste mês, para buscar seu apoio ao
projeto de ampliação da capacidade da Via Expressa.
O órgão federal também trabalha
com a previsão de dispor do projeto executivo até o mês de dezembro e de poder
licitar a obra, orçada em torno de R$ 500 milhões, no primeiro trimestre de
2015.
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