quinta-feira, 12 de junho de 2014

Procon orienta consumidor na compra de Dia dos Namorados

Pra quem ainda não comprou o presente do Dia dos Namorados, vale a pena dar uma olhada nestas dicas do Procon de Florianópolis. A ideia é ajudar o consumidor a não errar na hora da compra.  

A primeira dica é conhecer o gosto da pessoa a ser presenteada, para tentar evitar o procedimento da troca. Uma pesquisa antes de decidir onde comprar o presente também deve ser levada em consideração, por causa da diferença de preços de um mesmo produto entre as lojas.

Na hora de comprar a mercadoria, o consumidor precisa ficar atento ao preço que está na vitrine, ou no objeto, e o valor cobrado. Em relação ao pagamento em cartões de crédito e débito, não há limite mínimo. Taxa extra também não pode ser cobrada e o preço a prazo nunca pode ser diferente do à vista. O Procon alerta que a nota fiscal deve ser exigida sempre. Ela é a única prova que o consumidor tem sobre a compra, caso queira reclamar.

Sobre a troca, o Código de Defesa do Consumidor revela que o prazo é de 30 dias para bens não duráveis, como alimentos e viagens, e 90 dias para os bens duráveis, como roupas e eletrônicos.

Então, se você pretende comprar esse presente no centro da Capital, fique atento ao horário de funcionamento do comércio. Devido ao jogo da seleção brasileira, o comércio de rua irá funcionar até às 16 horas. Já nos shoppings, as lojas fecharão apenas durante a partida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário