terça-feira, 18 de março de 2014

Cerveja é a bebida que mais combina com as comidas brasileiras

Pesquisa nacional do IBOPE Inteligência mostra que 45% dos entrevistados elegem a cerveja como a melhor bebida para acompanhar os pratos típicos do país

Pode ser feijoada, vatapá, churrasco, virado a paulista ou até mesmo um feijão tropeiro.Para grande parte dos brasileiros, todos esses pratos possuem elemento em comum: ficam ainda melhores se acompanhados por uma cerveja bem gelada.

Pesquisa nacional realizada pelo IBOPE Inteligência - unidade do Grupo IBOPE responsável por pesquisas de mercado, eleitorais e de opinião pública - mostra que 45% dos brasileiros apontam a cerveja como a bebida ideal para degustar suas receitas favoritas. Em segundo lugar são citados os refrigerantes (28%), seguidos de vinho (5%) e suco de fruta (5%).

A pesquisa quantitativa foi realizada com 1.958 pessoas em todo o país, entre homens e mulheres com 18 anos ou mais, das classes ABDCE. A margem de erro é de dois pontos porcentuais (2 p.p.) para mais ou para menos para a leitura do total Brasil.

A Bahia lidera entre os estados, com 69% dos entrevistados mencionando a cerveja como a que melhor acompanha os pratos típicos do Brasil. Logo na sequência vêm Rio de Janeiro (48%), Minas Gerais (46%) e São Paulo (46%).

No tocante às regiões, os moradores do Nordeste (51%) e do Sudeste (47%) são os que se destacam na menção à cerveja para harmonizar com as comidas tipicamente brasileiras.

Entre as classes sociais, o destaque vai para o segmento A/B, no qual 49% dos entrevistados apontam a cerveja como ideal para acompanhar os pratos de nossa culinária. A classe C vem logo em seguida, com 44%. Entre os integrantes da faixa D/E, 41% mencionam a bebida.

Homens registram número ligeiramente superior ao das mulheres nesse tipo de indicação. Entre os entrevistados do sexo masculino, 49% destacam a cerveja como a melhor bebida para acompanhar as comidas típicas do país, ao passo que as entrevistadas respondem por 42% das menções à cerveja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário