Verificar se um veículo foi
roubado ou clonado, assim como localizar pessoas procuradas pela polícia são
serviços que já podem ser realizados pelo celular. A partir de outubro, será
possível, também, consultar o cadastro de pessoas desaparecidas de Santa
Catarina.
Por meio do aplicativo gratuito
Sinesp Cidadão, a Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (DPPD), vai
disponibilizar dados, características e até mesmo fotos para que a população
possa consultar e contribuir para solucionar os casos de desaparecimento.
Santa Catarina foi o primeiro
Estado a inserir o cadastro de desaparecidos na Rede de Integração Nacional, de
Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização (Infoseg), da
Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A rede integra o banco de
dados da segurança nacional e que conta com mais de 155 mil usuários, entre os
quais as polícias Civil, Militar e Federal.
Diariamente são realizadas em
média 200 mil consultas. Nos horários de pico chega a 15 mil consultas por
hora. O acesso é restrito aos agentes nacionais de Segurança Pública, Justiça e
Fiscalização. A partir da localização, os dados da pessoa que foi localizada
são encaminhados à delegacia que registrou o Boletim de Ocorrência por meio do
próprio sistema.
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