terça-feira, 30 de setembro de 2014

UDESC promove oficina de Dança gratuita para a comunidade

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove nesta semana, de 1º a 4 de outubro, uma oficina de Danças da Renascença, com o músico Mário Orlando Guimarães, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Entre os dias 1º e 3 de outubro a oficina será realizada no hall do bloco amarelo da Udesc Ceart, em Florianópolis, das 17h às 20h. Já no sábado, 4, o encontro ocorre das 10h30 às 13h30, em local a ser definido, e contará com uma apresentação de encerramento das 19h às 20h, também em local a definir.

A participação é gratuita, aberta à comunidade, e as inscrições serão realizadas na hora dos encontros. Para a participação no curso não é necessário ser estudante de dança, como também não há exigência quanto a conhecimentos aprofundados em música. No final da oficina serão emitidos certificados com a carga horária cursada por cada participante.


A oficina contará com o repertório musical de “Danças do Renascimento Europeu” e terá como essência diferentes composições distribuídas entre instrumentos da mesma família, como a família das “flautas doce”, ou a das violas de gamba. Os gêneros trabalhados nas aulas serão em grande parte: Pavana, Galhada, Sarabanda, Bransle e Bassa Dance, de autores como Pierre Attaignant, Thoinot Arbeau, Tielman, entre outros. As músicas das danças trabalhadas na oficina contarão com participação do Núcleo de Flautas Doce e conjuntos de flautas do curso de graduação de Licenciatura em Música, ambos da Udesc.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Florianópolis terá cadastramento biométrico a partir de 2015

Após as eleições deste próximo domingo, os eleitores catarinenses da Grande Florianópolis terão ainda outro compromisso com a Justiça Eleitoral. Isso porque os municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz terão que fazer o cadastramento biométrico obrigatório a partir do início de 2015.

A coleta das impressões digitais ocorrerá durante a revisão do eleitorado dos cinco municípios, prevista para ser concluída até o início de 2016. O processo completará o cadastramento de todos os municípios da região, que já deve votar como um todo de forma biométrica nas eleições municipais daqui a dois anos. Faltam 643.091 eleitores.


O processo segue o mesmo modelo já feito em outros municípios. O eleitor deverá comparecer a um cartório eleitoral para a coleta da digital. Mas o Tribunal Regional Eleitoral ainda irá informar a data a partir da qual será iniciada a revisão.

Fonte: Diário Catarinense

Escoltas noturnas para evitar novos atentados

Na noite do último domingo, 28, a Polícia Militar comunicou que fará escoltas a ônibus na Grande Florianópolis para evitar novos atentados na região. Haverá batedores desde a saída de terminais e também em pontos mapeados como sendo críticos.

— Vamos fazer escoltas necessárias e estaremos com efetivo mais intenso e com ostensividade. Nesse momento o estado da situação é de muita tranquilidade porque a situação tende a diminuir e a parar por completo — disse o comandante geral da PM, coronel Valdemir Cabral, em uma reunião com os representantes das empresas de ônibus, sindicatos e prefeituras da Grande Florianópolis.


As empresas pediram reforço da PM principalmente depois das 23 horas em pontos como Monte Cristo e Abraão, no Continente e no Norte da Ilha (favela do Siri e Rio Vermelho), e não apenas nos terminais de ônibus em que já existe segurança privada.

Com informações do Diário Catarinense

domingo, 28 de setembro de 2014

Proteção de trilha histórica vira projeto de lei em Florianópolis

Um projeto de lei que determina o tombamento de uma trilha histórica que liga a comunidade de Ratones à Praia do Saquinho, próxima a Costa da Lagoa da Conceição, em Florianópolis foi encaminhado esta semana para a Câmara Municipal de Florianópolis. O projeto inclui o antigo caminho na Lei 5979/2002, que oficializa a localização e garante a preservação do entorno de trilhas no município.

A iniciativa teve a participação de acadêmicos e professores de diferentes turmas e cursos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Desde 2013, estudantes de Administração e de Administração Pública da Udesc Esag participam de atividades de mapeamento e limpeza do antigo caminho, usado por moradores como acesso para a pesca de camarão, na Lagoa da Conceição, e para o transporte de farinha, pela presença de engenhos na região.

Além do mapeamento do trajeto, com extensão de 2,4 km, os acadêmicos fizeram o resgate histórico da trilha, de sua relevância cultural e ecológica, e buscaram mobilizar a comunidade local em torno do projeto. Os alunos buscaram o apoio da Associação de Moradores de Ratones (Amora) e de outras organizações para a iniciativa, coletando de mais de mil assinaturas favoráveis ao tombamento.


Fonte: Tudo sobre Floripa

sábado, 27 de setembro de 2014

Floripa recebe primeiro cinema móvel do Brasil

Entre os dias 2 e 3 de outubro, Florianópolis recebe a visita do CINESOLAR, primeiro cinema móvel do Brasil que utiliza energia solar para exibir filmes e realizar apresentações artísticas. A iniciativa pioneira promoverá duas sessões gratuitas do longa “Saneamento Básico – O Filme”, de Jorge Furtado, a partir das 19h, na Escadaria do Rosário (2/10) e no Conselho Comunitário do Bairro da Tapera (3/10). As exibições ao ar livre contam com o apoio da Secretaria de Cultura do município, da Fundação Franklin Cascaes e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O CINESOLAR é equipado com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O veículo também é autossustentável em sua estrutura, já que carrega cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma cabine de DJ. Desde o início das atividades, o cinema já realizou 90 sessões e atingiu um público de mais de 13 mil pessoas e conseguiu uma economia de energia elétrica maior que 220 mil watts, equivalente a quase 400 horas de uma geladeira ligada sem interrupções.  

Desde maio na estrada, o projeto já passou por Goiás Velho (GO), Brasília (DF) e por alguns locais de São Paulo. Outras cidades do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além do Festival Curta Brasília, que acontece na capital federal, estão na lista do cinema solar.


Mais informações: www.cinesolar.com.br


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Reuniões do Plano Diretor da Capital chegam ao fim após dois meses

Mais de mil pessoas participaram das reuniões para conhecer e sugerir propostas para o Plano Diretor de Florianópolis. Após dois meses e um total de 22 reuniões em todas as microrregiões da Capital, a série de encontros com a comunidade chegou ao fim, na última quarta-feira (24).

Estiveram envolvidos os moradores do Ribeirão da Ilha, Tapera, Pântano do Sul, Armação, Monte Cristo e Chico Mendes.

Durante as reuniões, novas propostas foram apresentadas, ou enviadas posteriormente através da internet. Cada uma delas está sendo analisada e, não havendo impedimento técnico-jurídico, serão encaminhadas à Câmara de Vereadores, para possível inclusão na lei em vigor.

Sancionada em janeiro deste ano, a Lei Complementar 482 foi alvo de intenso debate pela sociedade florianopolitana.

— Foram realizadas mais de mil reuniões com comunidades e entidades de classe para debater a proposta que seria enviada à Câmara Municipal, ressaltou o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e ex-superintendente do IPUF —  Dalmo Vieira Filho.

Em junho deste ano, o Tribunal Regional Federal da 4ª região liberou a Prefeitura da Capital de realizar novas reuniões comunitárias para debater o Plano Diretor. Na avaliação daquela Corte, o tema havia sido suficientemente debatido com a população nos anos que antecederam sua aprovação.
Mesmo assim, o prefeito resolveu realizar as oficinas e solicitou ao IPUF que fosse montado um calendário envolvendo todos os distritos da Capital.

As propostas e questionamentos apresentados pelos participantes das reuniões distritais serão publicados no site da prefeitura, www.pmf.sc.gov.br.

Fonte: Tudo Sobre Floripa




quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Nova pesquisa aponta Raimundo Colombo com 45% das intenções de votos

O candidato à reeleição Raimundo Colombo (PSD) está a frente na corrida ao governo do Estado e venceria a disputa, caso as eleições fossem hoje. O resultado é apontado pelo instituto Accord, em pesquisa contratada pelo Grupo RIC e pela ADI-SC (Associação dos Diários do Interior).

Paulo Bauer (PSDB) aparece em segundo lugar, seguido por Claudio Vignatti (PT) e Afrânio Boppré (PSOL). Elpídio Neves (PRP) e Marlene Soccas (PCB) chegaram a 1% cada enquanto Gilmar Salgado (PSTU) e Janaina Deitos (PPL) não alcançaram 1% cada. Pelo menos 13% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidos enquanto 7% estão indecisos. A margem de erro é de 3 pontos.

Mais da metade dos entrevistados (59%) assegurou que já tem definido o candidato ao governo do Estado e não pretende mudar a escolha. Apenas 9% cogita alterar a decisão. A dez dias das eleições, 42% ainda está pouco ou nada interessados na corrida do governo estadual, contra 35% dos que manifestam interesse. Já no item rejeição, Raimundo Colombo lidera, seguido de Claudio Vignatti e Paulo Bauer.


Fonte: RicMais

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Torcedor do Avaí morre com pedrada na cabeça

Um torcedor do Avaí morreu na madrugada desta quarta-feira (24), vítima de uma emboscada ocorrida contra um ônibus que trazia torcedores de Curitiba, pela BR-101. João Grah, de 26 anos, acompanhava o time que enfrentou o Paraná Clube, na noite de terça (23), e retornava para Florianópolis, quando uma pedra foi arremessada contra o para-brisa do ônibus. O incidente ocorreu nas imediações de Itapema.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, João estava na cabine dianteira do coletivo, e conversava com o motorista quando o veículo foi atingido. A pedra quebrou o vidro, e atingiu a cabeça da vítima.

João chegou a ser socorrido pela PRF, e levado para o Hospital de Balneário Camboriú, mas acabou falecendo pela manhã. Nas redes sociais, João se declara apaixonado pelo Avaí, e reúne fotos com amigos no entorno da Ressacada.

João era solteiro e residia com os pais, no Centro de Florianópolis, e trabalhava numa loja de acessórios de informática na avenida Mauro Ramos. João será velado na Câmara de Vereadores de Santo Amaro da Imperatriz, e será sepultado no Cemitério Pastoral.

Na manhã desta quarta-feira, a diretoria do Avaí Futebol Clube publicou em sua página oficial na internet, dizendo que “o Avaí Futebol Clube repudia este ato violento que tirou a vida de um jovem, e espera que as autoridades cheguem aos autores para que sejam punidos com os rigores da Lei”.


Fonte: Tudo Sobre Floripa

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Figueira da Praça XV é entregue à comunidade

Foto: Agência RBS
Após cinco meses trabalho, a velha figueira centenária foi entregue totalmente revitalizada para a cidade.

O trabalho, iniciado em maio deste ano, traz, segundo o biólogo Luiz Pazzini, da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), uma perspectiva de sobrevida de mais 150 anos à árvore símbolo de Florianópolis, que já conta 143 anos.

Todo o trabalho de revitalização foi executado por uma empresa contratada pela Koerich, sob a supervisão do Departamento de Praças e Arborização Pública da Floram. Foram investidos cerca de R$ 50 mil reais para a realização das obras.

Além da limpeza da árvore, foram retirados os galhos e ramos danificados pelo tempo.


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ações movimentam Dia Mundial Sem Carro na Capital

No Dia Mundial Sem Carro foi promovida, na manhã desta segunda-feira (22) um dia diferenciado para quem utiliza o transporte público de Florianópolis. Durante a manhã 200 mudas de plantas foram distribuídas no Terminal de Integração do Centro (TICEN), com quatro diferentes espécies: pitanga, gabiroba, grumixama e araçá.

Também houve apresentação do grupo de dança Boi de Mamão Petinho, que encantou quem passava pelo local. A iniciativa visou conscientizar as pessoas da importância de utilizar outros meios de locomoção, que não seja o automóvel particular. A iniciativa pretende que a população compreenda que quanto mais carros na rua, maior será o congestionamento.


O Dia Mundial sem Carro iniciou na França, em 22 de setembro de 1997, quando uma iniciativa de fazer os cidadãos refletirem a importância do transporte público, a urbanização e o cuidado com a poluição, resultou na criação da “Semana Europeia de Mobilidade”, pela União Europeia em 2002.  No Brasil, a ideia chegou em 2001 e onze cidades aderiram ao movimento: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Joinville (SC), Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Vitória (ES). Em Florianópolis, o primeiro ano de conscientização foi 2005, em conjunto com outras 42 cidades brasileiras.

domingo, 21 de setembro de 2014

Grupo de Terceira Idade da Udesc completa 25 anos

O Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), programa de extensão mais antigo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em atividade, completa 25 anos na segunda-feira, 22. Criado em 1989, o Geti mantêm 17 ações que promovem gratuitamente atividade física, qualidade de vida, educação e terapia a mais de 400 idosos, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Para marcar o aniversário, o Geti realizará um encontro entre os participantes, professores e alunos envolvidos, na segunda-feira, a partir das 14h, no auditório da Udesc Cefid. O encontro terá apresentações do grupo de canto do Geti, depoimentos dos participantes, homenagens e palestras sobre o“envelhecimento bem sucedido”.

Em outubro, a programação de aniversário inclui ainda outros eventos, como a Mostra Musical e o Festival de Dança e Ginástica.

As ações do Geti incluem a prática de caminhada, dança, ginástica, hidroginástica, musculação, natação, pilates e ioga, além fisioterapia, treinamento para prevenção de quedas e aulas de informática, canto e teatro.


Mais informações sobre as atividades do Geti podem ser obtidas pelo e-mail geti.cefid@udesc.br ou pelo telefone (48) 3321-8659.

sábado, 20 de setembro de 2014

Semana MOVE Brasil promove atividades esportivas e físicas em todo país

Entre os dias 21 e 28 de setembro, será realizada a principal ação em âmbito nacional da campanha MOVE Brasil: a Semana MOVE Brasil 2014. Serão diversas atrações programadas pelas 26 instituições Movedoras em todo o país para incentivar a prática regular de esportes e atividades físicas, além de possibilitar que as pessoas encontrem a modalidade com a qual mais se identificam.

A abertura oficial do evento será neste domingo, 21/09, com o Flash MOVE Brasil, ação em formato de flash mob. Trata-se de um evento coletivo, programado para ocorrer simultaneamente em diversas cidades pelo país, às 10 horas da manhã. A intenção é fazer uma rápida mobilização de pessoas, nos locais programados, para a realização de uma performance espontânea de danças populares do Brasil. Em Santa Catarina, será realizado no Parque de Coqueiros, em Florianópolis.

O Sesc é um dos movedores desta campanha, que tem o objetivo de promover a prática de esportes e atividades físicas e aumentar o número de brasileiros ativos até 2016.  Todas as unidades da Instituição em Santa Catarina aderem ao movimento, com programação especial neste período. Entre os destaques está o “Desafio Km Move”, com esteiras ambientadas nas Academias do Sesc, onde toda a atividade de caminhada e corrida será registrada, contabilizando a quilometragem para uma ação estadual. Também acontecem aulões de zumba, Jogos Cooperativos, Festival Sesc Olímpico, aulas especiais de ginástica laboral, oficinas esportivas, festivais de mini-esporte, além de palestras e bate-papos. A programação estadual detalhada pode ser consultada em: http://portal.sesc-sc.com.br/evento/1593. 

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Blitz e palestras marcam Semana Nacional de Trânsito na Capital

Até o dia 25 de setembro acontece a Semana Nacional de Trânsito. E para marcar o período, a Guarda Municipal de Florianópolis preparou uma série de atividades.

O tema da campanha, escolhido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), é sobre os “Direitos e deveres dos pedestres”, cujo objetivo é democratizar o espaço urbano através do respeito mútuo entre motoristas e pedestres.

A programação começa na sexta-feira, dia 19, com a cerimônia de premiação dos classificados no IX Concurso de Desenho e Redação. A solenidade ocorre no auditório da base da GMF, às 15 horas.
Já no final de semana, haverá atividades no Parque de Coqueiros (9 às 15 horas), localizado na parte continental de Florianópolis, com uma pista de trânsito simulada.

Na terça-feira, dia 23, ocorrerá uma palestra para os colaboradores da Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital), às 7 horas. E na quarta-feira, 24, uma blitz educativa está programada para acontecer no Ticen, das 10h30 ao meio-dia.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Raimundo Colombo amplia vantagem na corrida ao governo do Estado

O governador Raimundo Colombo (PSD) ampliou a vantagem sobre a soma dos demais concorrentes ao governo do Estado e seria reeleito para o cargo em primeiro turno se as eleições fossem hoje. Essa é a principal constatação da pesquisa Ibope contratada pelo Grupo RBS, a terceira rodada desde que foram confirmadas as candidaturas.

Colombo avançou seis pontos percentuais em relação à pesquisa de agosto e alcançou 49% das intenções de voto entre os catarinenses. O senador Paulo Bauer (PSDB) está com 17%, uma oscilação de dois pontos para menos em relação aos 19% que tinha no levantamento anterior.

O ex-deputado federal Claudio Vignatti (PT) manteve os 7%, enquanto Afrânio Boppré (PSOL), Elpídio Neves (PRP), Gilmar Salgado (PSTU) e Janaina Deitos (PPL) alcançaram 1% cada. Marlene Soccas (PCB) não pontuou e 7% dos eleitores declararam voto branco ou nulo. Os indecisos somaram 16%.

De acordo com o levantamento, Colombo teria uma vantagem de 21 pontos percentuais sobre a soma dos concorrentes, garantindo a vitória em primeiro turno.

O instituto ouviu 1.008 eleitores em 55 cidades catarinenses. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo e o intervalo de confiança é de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 16 de setembro. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número de SC00024/2014.


Fonte: Diário Catarinense

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fenaostra 2014 será lançada nesta quinta-feira

A 15ª edição 2014 da Fenaostra, que ocorre no Centrosul entre os dias 8 e 12 de outubro, terá seu lançamento oficial nesta quinta-feira (18), nas dependências do Museu da Escola Catarinense. Na oportunidade, também será escolhida através de votação a corte com a rainha e as princesas da festa, que neste ano terá 20 mulheres na disputa.


Durante a escolha das vencedoras, cada concorrente terá dois minutos para desfilar, trajando vestidos longos e acessórios. A premiação será de R$ 2,3 mil para a vencedora e R$ 2 mil e R$ 1,8 mil para as princesas.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Guardrails da SC-401 começam a ser substituídos na Capital

foto: Diário Catarinense
O Departamento Estadual de Infraestrutura começou nesta segunda-feira, dia 15, a substituição dos guardrails da rodovia SC-401, em Florianópolis. Os trabalhos, que estão sendo realizados pela Sinasc, iniciaram às 22hs e terminaram às 6h desta terça-feira (16).

Os trabalhos se estendem até a quinta-feira (18). Inicialmente haverá fechamento de uma pista no sentido Praias - Centro, a partir de Canasvieiras. Se as obras não forem totalmente concluída nesta semana, a programação seguirá será mantida na próxima semana e os horários de substituição dos guardrails serão mantidos.


A substituição dos guardrails foi determinada em junho deste ano pela justiça. Na ação, movida, o MP/SC relatava o mau estado e precariedade das peças da SC-401 e afirmava ainda que o Deinfra não tinha iniciado as obras das estruturas metálicas.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Treinamento de cães da PM de SC é referência no Brasil

Foto: Eduardo Oliveira
O treinamento dos cães para o faro de drogas, da corporação da Polícia Militar de Santa Catarina se tornou referência em todo Brasil. Segundo o sub-tenente da PM, João Carlos da Silveira, que desde 1998 atua no treinamento dos cães para o faro de drogas, uma série de treinamentos para os cães fazem parte da rotina, através do método motivacional. Os tóxicos são colocados dentro do brinquedo do cão, quando ele acha o entorpecente, logo em seguida é recompensado com o seu brinquedo.

O treinamento envolve um ano e meio de exercícios. O faro de drogas, por sua vez, envolve de três a seis meses. Silveira garante que o cão consegue assimilar até sete cheiros diferentes no mesmo objeto e garante que os animais não são viciados.

Entre as principais vantagens estão o tempo de busca reduzido e a alta sensibilidade dos animais em relação aos humanos. Hoje, cerca de 20 animais são utilizados no faro de drogas, a maioria das raças labrador e pastor belga de malinois.

No campo de treinamento há uma cozinha montada, com eletrodomésticos e outros móveis comuns nas residências, onde os cães são estimulados a encontrarem a droga. Exercícios em áreas abertas ainda são realizados, onde o entorpecente é enterrado.


Fonte: Tudo sobre Floripa

domingo, 14 de setembro de 2014

Ingressos da Mostra de Dança da Udesc começam a ser distribuídos nesta segunda

Os ingressos para a 12ª Mostra de Dança Udesc Cefid começarão a ser distribuídos nesta segunda-feira (15), nas bilheterias dos teatros Pedro Ivo Campos, Álvaro de Carvalho (TAC) e do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. As entradas podem ser trocadas por um quilo de alimento não perecível. A mostra, com apresentações de 22 coreografias de grupos de todo o Estado, está marcada para o dia 25 às 20h, no Teatro Pedro Ivo.


A Mostra não tem caráter competitivo. O evento é promovido pelo programa de extensão Ritmo e Movimento, da Udesc Cefid, que promove a prática de dança com aulas gratuitas à comunidade, projetos específicos em escolas públicas e dança como terapia (em instituições que atendem pessoas com transtornos mentais).

sábado, 13 de setembro de 2014

Tour de Floripa propõe corrida de 120 km

Com o objetivo de explorar os quatro cantos da Ilha, será realizada, neste domingo (14), a partir das 6h, com saída do Parque de Coqueiros o Tour de Floripa. O desafio será percorrer, de bicicleta, uma média de 120 km a ser completado dentro de 12h com paradas para almoço, lanches e fotos.

Durante o percurso serão realizadas pausas de 15 minutos em cinco lugares pré-definidos. A parada mais longa será realizada na Lagoa da Conceição para o almoço, com duração de 60 minutos.


O passeio respeitará as regras de circulação e conduta previstas no código de trânsito brasileiro (CTB), sendo em fila indiana (um a um) mais próximo ao bordo direito da pista quando não houver acostamento; ou em duplas lado a lado quando em ciclovia/ciclofaixa e acostamento. Apitos, sinais e gestos serão usados para avisar qualquer problema. Os membros da organização usarão coletes refletivos vermelhos e apitos, bem como sinalizarão à frente e retaguarda e segurarão o trânsito para as transposições de pista de todo o grupo.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Parque do Córrego será palco de corrida ecológica

A Prefeitura de Florianópolis, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), vai realizar no dia 20 de setembro a 1ª Corrida Ecológica no Parque, que transcorre nas dependências do Parque Ecológico do Córrego Grande.

O evento terá início às 8 horas, com a largada prevista para às 9 horas. As inscrições, ao custo de R$ 15,00 por pessoa, podem ser feitas pelo site www.acorsj.com.br.


Todos os participantes receberão kits com sacolas ecológicas, camisetas, lixeirinha para veículos, composto orgânico, sementes e mudas de espécies nativas e caneta feita de material reciclado.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SC sai na frente na busca de pessoas desaparecidas

Verificar se um veículo foi roubado ou clonado, assim como localizar pessoas procuradas pela polícia são serviços que já podem ser realizados pelo celular. A partir de outubro, será possível, também, consultar o cadastro de pessoas desaparecidas de Santa Catarina.

Por meio do aplicativo gratuito Sinesp Cidadão, a Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (DPPD), vai disponibilizar dados, características e até mesmo fotos para que a população possa consultar e contribuir para solucionar os casos de desaparecimento.

Santa Catarina foi o primeiro Estado a inserir o cadastro de desaparecidos na Rede de Integração Nacional, de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização (Infoseg), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A rede integra o banco de dados da segurança nacional e que conta com mais de 155 mil usuários, entre os quais as polícias Civil, Militar e Federal.


Diariamente são realizadas em média 200 mil consultas. Nos horários de pico chega a 15 mil consultas por hora. O acesso é restrito aos agentes nacionais de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização. A partir da localização, os dados da pessoa que foi localizada são encaminhados à delegacia que registrou o Boletim de Ocorrência por meio do próprio sistema.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Floripa recebe uma das maiores feiras de intercâmbio do país

Nesta sexta-feira (12), Florianópolis recebe uma das maiores feiras de intercâmbio do mundo, a Eduexpo, com 28 expositores confirmados de diversos países como Austrália, Alemanha, Canadá, França, Irlanda, Itália, Malta, Nova Zelândia, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha. Todos os eventos são gratuitos.

Presente em mais de 25 países, a feira Inteligente de Intercâmbio possibilita ao visitante ter contato direto com diretores e representantes das principais instituições de ensino do mundo, podendo, inclusive, iniciar as negociações do curso escolhido. Há opções para todos os interesses e bolsos.


A edição catarinense da feira conta com 28 expositores confirmados de países como Austrália, Alemanha, Canadá, França, Irlanda, Itália, Malta, Nova Zelândia, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha. O evento é para quem busca cursos de idiomas, high school, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA, cursos em escolas técnicas, além de trabalho e estágio remunerado. Um dos diferenciais da Eduexpo é o Aplicativo Inteligente que proporciona aos visitantes conferir, antecipadamente, tudo o que será oferecido no evento. O aplicativo está disponível para Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Escola investe em educação ambiental

Os professores do Núcleo de Educação infantil São João Batista, situado no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, estão usando uma forma diferente de trabalhar com as crianças as questões do meio ambiente, tentando ensinar e incentivar a reciclagem e reaproveitamento.

Numa das atividades, as crianças com idade entre 3 e 6 anos puderam participar do plantio de flores no jardim improvisado na escola. Nesse espaço, o reaproveitamento de pneus resultou na construção de um sapo, que também serve como vaso de plantas.

- A escola ficou mais colorido e alegre, pois organizamos os espaços pensando na Educação Ambiental, reaproveitando o lixo, usando pneus e garrafas pet -, explicou a diretora Cássia Afonso.
Segundo ela, o objetivo é estimular desde cedo nas crianças uma relação saudável e sustentável com a natureza.

- Estamos cientes que o ser humano faz parte do meio ambiente e, portanto, deve cuidar, preservar e mantê-lo, para que a gerações futuras possam também usufruir de forma sustentável e consciente -, completou.


As crianças puderam ter contato com a terra e descobrir sobre o processo de plantio e cultivo. Boa iniciativa!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Governo vai sancionar a lei que institui a Região Metropolitana

Uma integração entre nove municípios da Grande Florianópolis promete facilitar a busca por soluções como mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos, saneamento, abastecimento de água, saúde e educação. Nesta terça-feira (9), o Governo do Estado vai sancionar a lei que institui a Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) e a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf).

Os objetivos são garantir um planejamento integrado para os municípios da região e a prestação de serviços de interesse comum, além de habilitar o Estado a acessar recursos do governo federal, específicos para soluções de caráter metropolitano.

A Região Metropolitana da Grande Florianópolis será formada por nove municípios: Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.

O projeto foi elaborado pelo Governo do Estado, com participação do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), e aprovado pela Assembleia Legislativa com 31 votos favoráveis e duas abstenções, no dia 3 de setembro.


Fonte: Tudo sobre Floripa

domingo, 7 de setembro de 2014

Desfile de 7 de Setembro reúne cerca de 3 mil pessoas na Capital

O tradicional desfile de Sete de Setembro, em Florianópolis, aconteceu na Passarela Nego Quirido, centro da cidade. Participaram da comemoração cerca de três mil pessoas, entre estudantes, militares e representantes da sociedade civil. A data marca os 192 anos da Proclamação da Independência do Brasil.


O evento foi realizado por meio da parceria entre Governo do Estado e prefeitura de Florianópolis. Durante o desfile, profissionais de órgãos e entidades como Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Escoteiros exibiram os equipamentos utilizados no trabalho diário, como vestimentas, armamentos e viaturas.

sábado, 6 de setembro de 2014

Espaço Aberto e a relação com o candidato Paulo Bauer

Sabe a polêmica da restauração da Ponte Hercílio Luz? O consórcio Espaço Aberto, que atrasou o cronograma de execução das obras e ainda disse que o atual governo estava com o pagamento atrasado? Pois agora surgem novas informações que podem fazer com que os catarinenses olhem toda esta situação com outros olhos. Pelo menos é o que dá a entender a publicada na coluna do Cacau Menezes, no Diário Catarinense, que diz:

“Tema quente na campanha ao governo do Estado, a polêmica em torno das obras que eram tocadas pela construtora Espaço Aberto deve ganhar um novo capítulo nos próximos dias. Já corre nas redes sociais documento oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mostra a prestação de contas da eleição passada. A Espaço Aberto, que era responsável, entre outras, pela restauração da Ponte Hercílio Luz e pelo novo acesso e o novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, aparece como a maior doadora da campanha do candidato ao Senado Paulo Bauer, indicado pelo então governador Luiz Henrique da Silveira, com repasse de R$250 mil. E com certeza não foi o único”.


A pergunta que fica é: será que por trás dessas paralisações de obras tão importantes, há algum componente político no meio? Será que a empresa Espaço Aberto parou os trabalhos para atrapalhar o atual governo e tentar levar Paulo Bauer ao posto de governador? Analise os fatos e tire as suas próprias conclusões. 

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Luminária desenvolvida na Capital ganha prêmio nacional de design

Equipe da instituição de tecnologia e inovação de Florianópolis (CERTI), foi premiada nesta sexta-feira, 5, durante o IDEA Brasil, premiação de design realizada pela Associação Objeto Brasil em São Paulo.

Com uma estrutura pendente – suspensa por finos cabos de aço revestidos de nylon – a luminária é constituída por vidro e alumínio, além do OLED (diodo orgânico emissor de luz), que possui alta eficiência energética e está em sintonia com o consumo responsável de energia. A luz do OLED se assemelha à natural, mais suave e confortável.


O trabalho premiado está, agora, habilitado a concorrer no IDEA Awards nos EUA. O Prêmio IDEA Brasil elege os melhores trabalhos do design brasileiro em 24 categorias. Durante a premiação o diretor geral da Fundação CERTI, Carlos Alberto Schneider, foi homenageado com o Prêmio Especial José Mindlin pelo trabalho de fomento à tecnologia e inovação realizado à frente da instituição.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Associação Coral de Florianópolis comemora 54 anos cantando rock

A Associação Coral de Florianópolis, acompanhada por uma banda formada por músicos convidados, apresenta o espetáculo Musical Rock III, reunindo no repertório clássicos do rock mundial, em comemoração ao 54º. aniversário da entidade. Os concertos acontecem às 20h30, dos dias 9 e 10 de setembro, no teatro Ademir Rosa do CIC, em Florianópolis. 

Estarão no palco 70 cantores sob a regência de Tibi Laus, acompanhados pelos músicos Beto Torquato (teclado), Moysés de Jesus (baixo), Cristiano Forte (bateria), Mércia Carla da Silva (solista), Mateus Shcaeffer (guitarra), Gilson Nunfer (solista), Dudu Fileti (solista) e Luana Laus (solista). A direção musical do espetáculo é do regente Tibi Laus.

54 anos de história

A Associação Coral de Florianópolis foi fundada em 10 de setembro de 1960 e em todos esses anos de atividades ininterruptas se apresentou em diversas cidades catarinenses, no Brasil e no exterior, com repertórios variados, de missas a óperas, música popular e concertos de rock.

A ACF participou com seu canto de eventos como a solenidade de instalação da Universidade Federal de Santa Catarina, o 1º Encontro de Corais Universitários do Sul do Brasil, em concertos com a Orquestra Sinfônica de Florianópolis e com a Orquestra de Câmara da UFSC, concertos no Auditório da Reitoria da UFPR(Curitiba), na Sala Cecilia Meirelles (Rio de Janeiro), apresentações em emissoras de televisão de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo e a gravação de dois LPs em São Paulo.


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Parque de Coqueiros terá vigilância 24 horas

O Parque de Coqueiros passará a ter monitoramento da Guarda Municipal de Florianópolis durante 24h. A medida da prefeitura tem objetivo de aumentar a segurança e evitar novos furtos no local. Há duas semanas ladrões roubaram do parque fios da iluminação para facilitar o assalto aos frequentadores do local à noite.

As obras de cabeamento subterrâneo deverão ser entregues em até 15 dias, isso porque se optou por concretar toda área onde os cabos estão sendo instalados, evitando o acesso fácil aos cabos instalados. Ao todo, serão recolocados 820 metros de cabeamento, o que irá restabelecer por completo a energia elétrica do parque.


O prazo da obra pode ser mais longo em razão das condições do tempo nos próximos dias, mas os benefícios serão permanentes e irão aumentar a segurança segundo a prefeitura.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Futebol de areia para alunos da escola pública

A Fundação Municipal de Esporte de Florianópolis lançou o Projeto Pé na Areia, curso para crianças e adolescentes interessados na prática de beach soccer, o chamado futebol de areia. A ideia é promover a inclusão social, abrindo vagas para alunos matriculados na escola pública. As inscrições para a prática do esporte estão abertas a meninos e meninas entre 10 e 15 anos de idade.

As aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras em Ponta das Canas, e terças e quintas-feiras na Barra da Lagoa. São duas horas de treino por dia, mas as crianças continuam jogando bola mesmo após o instrutor liberá-las.


As próximas metas do projeto já estão em andamento: criar mais núcleos, no Sul da Ilha, no Continente e no centro da cidade; dividir o grupo em três categorias, por idade; levar o projeto para mais cidades de Santa Catarina, como São Francisco, Barra Velha e Garopaba no ano que vem; realizar no final de setembro um campeonato entre os grupos; e participar, em dezembro, de um evento sulbrasileiro de beach soccer, em Matinhos, no Paraná.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Palco Giratório começa hoje na Capital

De 1º a 30 de setembro, Florianópolis recebe a 11ª edição do Festival Palco Giratório Sesc, maior evento de artes cênicas do Estado. Teatro, dança, circo, música e intervenções urbanas integram a programação, que inclui ainda oficinas e debates, enfocando o fazer cênico nas suas mais variadas linguagens e formas de expressão. No total, estarão em cartaz 41 espetáculos de 14 Estados brasileiros (AC, BA, CE, MG, MT, MS, PI, PE, PB, RJ, RS, SC, SP e TO).

Durante o festival, as 20 companhias que circulam o Brasil no Palco Giratório 2014, se apresentam na capital, além de convidados locais, nacionais e da Cia. Periplo, da Argentina.

A programação é gratuita e ocorre no Teatro do Sesc Prainha, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Circo da Dona Bilica, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Largo da Alfândega e em espaços públicos. Os ingressos gratuitos podem ser retirados com antecedência na semana de cada apresentação na Central de Atendimentos do Sesc em Florianópolis (Prainha) e uma hora antes do início do espetáculo, no local do evento, mediante a disponibilidade. A agenda completa pode ser consultada em www.palcogiratoriosc.com.br.

Circo na abertura


A abertura no dia 1º (segunda-feira), será às 20 horas, no TAC, será com o espetáculo circense “É Nóis na Xita”, com Grupo Namakaca (SP), que se apresenta também nos dias 02, 03 e 05/09, às 17h, no Largo da Alfândega, com os espetáculos “Carlos Felipe em Apuros”, “O Omelete” e “Quebrando a Bacia” respectivamente, além do “Zé Preguiça” no dia 08/09, às 15h, no Teatro Sesc Prainha. Formado pelos palhaços César Cara-de-Pau, Montanha Carvalho e Cafi Otta, o Grupo Namakaca, preserva e amplia, por meio de pesquisas contínuas, os horizontes da linguagem do palhaço brasileiro. O espetáculo “É Nóis na Xita” conquistou diversos prêmios, em mais de 350 apresentações para cerca de 100 mil pessoas. Fora do Brasil, o Grupo Namakaca já se apresentou no Japão, Eslovênia, Grécia e Espanha.