quinta-feira, 6 de março de 2014

O sono dos sexos

As diferenças entre homens e mulheres não estão apenas na aparência ou na condição física. Pesquisas apontam características psicológicas e aptidões próprias de cada um. Mas isso já se sabia! Só as mulheres conseguem falar ao telefone e prestar atenção em outra conversa, por exemplo.

Essas diferenças são determinadas pelos circuitos cerebrais e hormônios, que motivam comportamentos e pensamentos distintos.  Mas você sabia que também existem diferenças em relação ao sono de um homem e uma mulher?

O Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou uma pesquisa que comprova que as mulheres levam mais tempo para adormecer, mas dormem profundamente por mais horas. No entanto, os homens permanecem mais tempo nos estágios iniciais do sono, que são menos reparadores.

Outra curiosidade é que os homens apresentam mais distúrbios do sono, como ronco e apneia, do que as mulheres. Segundo a pesquisa, em decorrência do sobrepeso ou de disfunções respiratórias e musculares. 

Agora vem o mais interessante da pesquisa: mulheres são mais propensas a terem sonhos ruins do que os homens. Isso mesmo! O motivo? Ainda não foi identificado. O que se sabe é que as alterações hormonais prejudicam o sono normal da mulher. Então, homens, paciência. Uma noite mal dormida provoca mau humor e irritação. 

Fica a dica!

Foto: corpoacorpo.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário