sábado, 31 de maio de 2014

Prefeitura vai garantir a UPA no Continente

O prefeito Cesar Souza Júnior e o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Jr., decidiram que, independentemente da posição do Ministério da Saúde, a Prefeitura vai garantir o funcionamento de uma unidade de pronto atendimento (UPA) no Continente, no prédio que está em fase final de construção no Jardim Atlântico.

Segundo o secretário, a UPA Municipal do Continente deve ocupar o andar térreo do prédio – o segundo andar será ocupado por um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) – e propiciar atendimento 24 horas nas áreas médica e odontológica.

A nova UPA deve ficar pronta até  final do ano. Vai empregar, segundo Daniel Moutinho, cerca de 80 funcionários – entre médicos, dentistas e enfermeiros – e proporcionará o atendimento a aproximadamente 10 mil pessoas ao mês. “Vamos abrir uma porta no atendimento 24 horas, reduzindo a sobrecarga dos hospitais da região”, disse o secretário.

As obras da unidade começaram em 2010 e deveriam ficar prontas em 2011, com a intenção de garantir atendimento também aos municípios vizinhos de São José, Palhoça e Biguaçu. As obras foram paralisadas, no entanto, e nesse meio tempo os municípios vizinhos construíram suas próprias unidades. Por isso, pelo entendimento do Ministério da Saúde, não caberia mais no prédio a unidade de pronto atendimento, mas apenas o CAPS.

Lideranças comunitárias reuniram-se com o prefeito em 11 de abril e pediram que ele garantisse a destinação original da construção. “Estaremos em Brasília lutando para manter essa UPA aberta”, garantiu Cesar Souza Júnior.


sexta-feira, 30 de maio de 2014

O único cego a surfar na Pipeline está na Capital divulgando seu filme

A história de vida de Derek Rabelo, o único cego a surfar na Pipeline, uma das mais temidas ondas do mundo, no Hawaii, que inspirou o documentário “Beyond Sight” (Além da Visão) atraiu a atenção da imprensa internacional. O jornalista alemão Andrzej Rybak veio especialmente a Florianópolis para produzir uma reportagem especial a ser divulgada na revista de bordo da Lufthansa alemã.

Derek Rabelo é natural do Espírito Santo, mas está em Florianópolis para divulgar o filme e permanecerá na cidade até o fim de semana.  Nesta sexta-feira, às 20 horas, participa da sessão do filme acompanhada de um bate-papo, na Igreja Batista Palavra Viva, localizada Morro das Pedras (Rua Olindina Maria Lopes, 40 – Sul da Ilha), bairro que também é reduto de surfistas e no sábado (30/05), às 20 horas, em nova sessão, na sede da Igreja Batista Palavra Viva, localizada em Capoeiras. A entrada é 1 Kg de alimento não perecível, a ser destinado à Casa de Acolhimento Semente Viva.

Sobre Derek e o Filme

O documentário Beyond Sight conta a jornada de Derek Rabelo até Pipeline, uma das ondas mais cobiçadas do mundo. Derek é cego desde que nasceu, mas isso nunca foi um obstáculo para o capixaba que com apenas 17 anos embarcou rumo ao North Shore, Hawaii, para realizar seu sonho de surfar Pipeline.

O longa foi produzido pela organização sem fins lucrativos Walking on Water, e conta com participações ilustres como as de Kelly Slater, Damien Hobgood, Laird Hamilton e Taj Burrow, que se inspiraram com a história e perseverança do garoto.

O filme já foi exibido nos EUA, em locais como a Califórnia. As sessões  lotaram. Em um aplicativo sobre filmes, chamado Fandango, o filme de Derek tem 5 estrelas, e são poucos os que tem essa marca. Florianópolis é a terceira cidade do país a promover a exibição do filme.

 SESSÕES

 30/05 – 20 horas - Igreja Palavra Viva – Morro das Pedras - Rua Olindina Maria Lopes, 40 – Sul da Ilha

31/05 – Sábado – 20 horas -Igreja Palavra Viva Sede - Av. Governador Ivo Silveira, 2.847 – Capoeiras- ao lado do Angeloni.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

A pandorga e o peixe resgata um patrimônio pouco conhecido e prestes a desaparecer

Você gosta de ouvir histórias de pescadores? Que tal assistir a uma sobre a técnica de pescar com a ajuda de uma pandorga? O curta-metragem A Pandorga e o Peixe foi produzido pela Contraponto e resgata um patrimônio pouco conhecido e prestes a desaparecer. 

Mas o que é essa técnica exatamente? A pesca de pandorga utiliza uma pipa para ajudar a levar o espinhel para dentro do mar quando o vento é terral. A tradição já foi comum na região do Campeche, mas hoje é para poucos. 

A pandorga e o peixe (17'54"), contemplado com o Prêmio do Edital Catarinense de Cinema, será lançado oficialmente para o público no 18º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul, dia 27 de maio, terça-feira, às 19 horas. Vale a pena!

Veja o trailer:



domingo, 25 de maio de 2014

Dia da Liberdade de Impostos alerta para os tributos pagos com educação

Hoje, dia 25 de maio, se comemora o Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos. E na semana passada, mais de 20 estados brasileiros realizaram ações e atividades coordenadas para conscientizar a população sobre a alta carga tributária que incide em produtos e serviços no país.

Aqui na Capital, como acontece todo ano, um posto de combustível vendeu gasolina a R$1,66 e um restaurante de sushi também reduziu o valor de um de seus produtos. Mas, muito além de oferecer à população produtos livres de imposto, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), que é responsável por esse movimento, alerta para a quantidade de impostos pagos com educação.

Segundo informações levantadas pela Conaje, o Brasil é um dos poucos países do mundo que tributam a educação, com impostos ultrapassando os 37% nas mensalidades escolares. No caso de materiais, a carga tributária pode chegar a quase 50% do valor cobrado pelo produto. Por exemplo: canetas têm tributos que somam 47,49%; agendas, apontadores e borrachas, 43,19%.

Confira a taxação de outros produtos:

Agenda escolar – 43,19%
Apontador – 43,19%
Borracha escolar – 43,19%
Caderno universitário – 34,99%
Caneta – 47,49%
Cola – 42,71%
Estojos para lápis – 40,33%
Fichário – 39,38%
Folhas para fichários – 37,77%
Lancheiras – 39,74%
Lápis – 34,99%
Livro escolar – 15,52%
Papel carbono – 38,68%
Papel pardo – 34,99%
Papel Sulfite – 37,77%
Pastas em geral – 39,97%
Pastas plásticas – 40,09%
Régua – 44,65%
Tinta guache – 36,13%
Tinta plástica – 36,22%


(Fonte: IBPT)

sábado, 24 de maio de 2014

Casa de Apoio Vovó Gertrudes inaugura na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira, dia 27 de maio, às 19h30, será inaugurada em Florianópolis a Casa de Apoio Vovó Gertrudes, destinada a abrigar crianças, adolescentes e seus familiares que vêm do interior para a Capital fazer tratamento de câncer no Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Na Casa de Apoio, administrada pela AVOS (Associação de Voluntários da Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão) as crianças terão suporte ao tratamento por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). A nova estrutura conta com 20 quartos (mobiliados de modo a abrigar criança em tratamento + acompanhante), uma biblioteca, refeitório e área administrativa. Além da estrutura física, a Casa de Apoio Vovó Gertrudes oferecerá atendimento médico-hospitalar, atendimento psicossocial aos pacientes com câncer e programas socioeducativos, destinados aos pais e/ou responsáveis pelos jovens em tratamento.


A Casa de Apoio, que está localizada em frente ao Hospital, vinha sendo construída desde 2010, com recursos do Governo do Estado, empresas parceiras, comunidade e do Instituto Ronald McDonald. 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Festival de Cinema começa nesta sexta-feira

Em 2014, o Florianópolis Audiovisual Mercosul chegou à maioridade: 18 edições ininterruptas trazendo a pluralidade do audiovisual dos países latino-americanos e convidados de muitas partes do mundo. Nesta edição comemorativa de 18 anos, de 23 a 30 de maio, na Universidade Federal de Santa Catarina, o FAM 2014 vai exibir em sete mostras gratuitas 79 filmes, de 11 países (Brasil, Colômbia, Venezuela, Argentina, Chile, Uruguai, Turquia, Paraguai, México, Nicarágua e Panamá). A programação inclui mais uma vez o Fórum Audiovisual Mercosul, polo de promoção dos debates sobre política e estética do audiovisual na região e oficinas gratuitas.

Na principal mostra do FAM, a Longas Mercosul, sempre às 21 horas no Auditório Garapuvu, serão exibidos nove filmes, sendo dois no encerramento. O festival abre com “Amor, plástico e barulho”, de Renata Pinheiro, do Recife. Outros três filmes brasileiros estão na grade, “A oeste do fim do mundo”, de Paulo Nascimento, “Cidade de Deus: 10 anos depois”, de Cavi Borges e Luciano Vidigal, e “Riocorrente”, de Paulo Sacramento.

Da Argentina vem dois filmes, “El manto de Hiel”, de Gustavo Corrado, e “La Paz”, de Santiago Loza. Do Chile, o representante é “Matar a un hombre”, de Alejandro Fernández Almendras, e completam a mostra duas coproduções: “Rincón de Darwin”, de Diego Fernández Pujol (Uruguai/Portugal) e El lugar del Hijo (O militante), de Manuel Nieto (Uruguai/Argentina).

Acesse a programação completa http://www.audiovisualmercosul.com.br/por/programacao. 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Uma festa contra o desperdício de alimentos

Você sabia que um terço de toda a comida produzida no planeta vai para o lixo? Que o Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos e manda para os aterros sanitários o equivalente a 26,3 milhões de toneladas ao ano, o suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros?

Isso tudo porque os alimentos tem pouco ou nenhum valor comercial. Estão feios, machucados ou fora do padrão. Eles estão no chão das feiras livres, supermercados, restaurantes e na nossa cozinha. Aqui no Brasil eles são também chamados carinhosamente de XEPA. Mas são alimentos apropriados para consumo das pessoas e animais. Buscando conscientizar a população sobre o consumo responsável de alimentos, a Rede de Jovens do Slow Food Brasil (SFYN) idealizou a DISCO XEPA: uma festa em que todos os pratos são preparados com sobras de feiras e centros distribuidores, como a Ceasa.

Em Florianópolis, o evento acontece nesta quinta-feira, 22 de maio, à 18h, na Alesc, integrando a programação do Seminário Estadual de Agricultura Urbana, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SC) e parceiros. O cardápio será assinado por chefs do Slow Food, enquanto a banda Trio Papadu deixa a festa ainda mais saborosa.


Movimentos similares ao Disco Xepa já aconteceram em 15 países e em 75 cidades de todo o mundo. Sua origem é na Alemanha, num evento chamado “Schnippel Disko”, que aconteceu em Berlim em 2012.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Florianópolis adere ao movimento Maio Amarelo

O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, juntamente com a Guarda Municipal e a Policia Militar de Santa Catarina estão participando do Movimento Maio Amarelo que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo.

A ação que é coordenada pelo Poder Público juntamente com a sociedade civil tem a intenção de colocar em pauta e discutir efetivamente o tema, aplicando ações e propagando o conhecimento nas mais diferentes esferas da sociedade.

Uma das ações coordenadas pelo Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes (ICETRAN), em parceria com o Centro Universitário Estácio de Sá, e a 10ª Turma de Pós-graduação em Gestão de Trânsito, acontecerá no dia 23 de maio, das 18h as 19h30, no pátio da Universidade Estácio de Sá em São José. Durante a ação serão distribuídos bafômetros descartáveis para os alunos e repassada orientações sobre os riscos de dirigir sob efeito de bebida alcoólica, além de outros materiais educativos de trânsito.

 Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação e não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o “laço amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, como, na medida do possível, durante o ano inteiro.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Espetáculo circense “Post” propõe jogo minimalista com malabares

Dois humanos, últimos sobreviventes da humanidade, se encontram no vácuo. Eles têm apenas um ao outro e três malabares como elementos essenciais a sua sobrevivência. O espetáculo “Post”, da companhia Cirque Bang Bang, acontece em três atos desenvolvidos por dois malabaristas extremamente hábeis, Elsa Guérin e Martin Palisse, ao som do “pós-rock”.


A apresentação, realizada pela Aliança Francesa de Florianópolis, acontece em Florianópolis no dia 21 de maio, às 20h30, no Teatro Pedro Ivo. O espetáculo “Post” não traz uma situação estabelecida previamente, não há tema, assim, a luz e o som são utilizados como matérias dinâmicas e maleáveis, como o malabarismo, e constroem-se simultaneamente à escrita global. A proposta é também ser radicalmente minimalistas: uma luz crua com oito projetores ao todo, para uma iluminação feita de claros-escuros e fontes unilaterais.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Royce Gracie ministra workshop sobre defesa pessoal para mulheres na Capital

Royce Gracie, lenda do MMA, estrela do UFC e filho de Hélio, um dos fundadores do Jiu-Jitsu brasileiro, estará em Florianópolis ministrando um workshop sobre defesa pessoal para mulheres. A palestra acontece nesta segunda-feira, dia 19, a partir das 19h, na Twit Academia.

A palestra terá duas horas e vai oferecer técnicas de comportamento diante de situações de roubo e estupro, além de manobras para soltura de agarramentos e técnicas para evitar roubos.
Estrela do UFC

Royce Gracie é conhecido também por ser o precursor do UFC (Ultimate Fighting Championship), campeonato que venceu em três oportunidades na década de 1990. Para o lutador, a confiança é um fator fundamental para garantir a segurança das mulheres durante uma abordagem.


A eficiência do método desenvolvido pela família Gracie levou a inúmeras forças policiais norte americanas a utilizarem o sistema G.R.A.C.I.E™, incluindo FBI, Secret Service, U.S. Border Patrol e CIA.

domingo, 18 de maio de 2014

Festival Internacional de Dança Contemporânea começa na próxima terça

O 7º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013, movimentará Florianópolis entre os dias 20 e 25 de maio.

O festival ocorrerá em nove locais diferentes de Florianópolis, nos quais serão apresentados sete espetáculos, um internacional e um único de rua, voltado ao público infantil. O espetáculo de abertura, “O Tempo do Meio”, da Esther Weitzman Companhia de Dança (RJ) será apresentado no dia 20 de maio, às 21h, no Teatro Ademir Rosa.

Com 14 convidados, a programação prevê quatro oficinas, três palestras e diálogos, três lançamentos de livros, uma mostra de vídeos com 12 curtas internacionais e cinco site-specific também internacionais, além de dois documentários e 13 registros que integram o projeto Dança em Foco 10 Anos – Videodança no Brasil. O evento reunirá profissionais de dois países e quatro Estados brasileiros. A atração internacional vem da Argentina. “Maneries”, de LuisGaray& Co., coloca em cena a performer FlorenciaVecino, que trabalha o corpo como material linguístico.Garay, colombiano radicado em Buenos Aires, é reconhecido pelo seu virtuosismo e contemporaneidade de seus manifestos coreográficos.

Além da homenageada, a professora e pesquisadora Sandra Meyer, Santa Catarina estará representada com os espetáculos “Solidão Pública”, de Adilso Machado e “Sobre Expectativas e Promessas”, do Cena 11 Cia. de Dança. Neste ano, “ninhos”, performance da Balangandança Cia. (SP), faz uma associação entre dança e ecologia. Dirigido por Georgia Lengos, ele ocupará o Parque Ecológico do Córrego Grande.  Voltada para o público infantil, a coreografia se embasa em brincadeiras de criança, movimentos de animais e à similaridade entre diferentes espécies. A obra, única apresentação de rua do evento, é subvencionada pelo Programa Rumos Dança Itaú Cultural 2012-2014.


A programação completa está disponível no site oficial do evento: www.multipladanca.art.br

sábado, 17 de maio de 2014

Florianópolis é o quarto destino que mais recebe eventos internacionais no Brasil

Florianópolis definitivamente está na rota dos grandes eventos internacionais. Segundo o ranking que acaba de ser divulgado pela International Congress and Convention Association, em português - Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), o Brasil assume a 9ª posição dos países que mais receberam eventos internacionais em 2013. Contabilizam-se 315 eventos realizados em solo brasileiro, em 54 cidades.

Dentre as cidades, Florianópolis ocupa a quarta posição empatada com Porto Alegre com 14 eventos realizados, atrás apenas de grandes capitais como Rio de Janeiro – em primeiro lugar com 79 eventos, São Paulo com 70 e Foz do Iguaçu com 15 eventos. E à frente de destinos fortes como Fortaleza, Recife e Salvador, no Nordeste.

Os números são altamente positivos para a capital catarinense, colocando-a entre os cinco destinos mais expressivos do país e entre os dois melhores do Sul. Ainda segundo o Ranking, os eventos do ano passado trouxeram ao país 126 mil turistas estrangeiros, que permaneceram em média 3,8 dias no país, gerando um movimento de US$ 137 milhões.


A capital catarinense sempre se posicionou bem no Ranking.  Em 2009, ficou em quarto lugar; avançou para a terceira posição em 2010, alcançou a quarta em 2011, em 2012 ficou na sexta posição e, em 2013, subiu novamente para a quarta colocação, mantendo-se entre as 10 cidades brasileiras que mais realizam eventos internacionais.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Prefeitura no Bairro deste sábado será no Pântano do Sul

Neste final de semana, mais uma vez, os moradores do sul da ilha terão a oportunidade de fazer suas reivindicações diretamente para o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, e todo seu secretariado.

É que o projeto Prefeitura no Bairro está no Pântano do Sul, rua Abelardo Otacílio Gomes, 147, no estacionamento do Supermercado RP. O evento começa às 9h30 com apresentação cultural local.

Além de reportar os principais problemas do bairro, os moradores da região também vão poder fazer matrículas no projeto de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal de ensino, voltado a pessoas com mais de 15 anos interessadas em cursar do 1º ano a 9ª série em um dos cinco polos avançados e 10 núcleos espalhados pela cidade, bem como inscrições em cursos de qualificação e capacitação profissional gratuitos, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


Ainda durante o evento, haverá representação do PROCON para reclamações relacionadas ao direito do consumidor; do Pró-Cidadão, para informações e resoluções de questões referentes a processos, parcelamentos, dívidas ajuizadas, atualização de endereços e recadastramento; da OAB Cidadã, para orientações jurídicas, e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Florianópolis, para assuntos afetos às áreas. O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Florianópolis estará representado para dirimir eventuais dúvidas sobre aposentadoria.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Alunos e professores de Florianópolis podem ir à Copa do Mundo

Foto: Monique Silva
Alunos e professores da rede municipal de ensino de Florianópolis poderão assistir a Copa do Mundo.  É que 12 unidades educativas estão participando de um concurso de redação e os primeiros colocados, juntamente com os professores, ganharão ingressos para assistir a um jogo em Curitiba, no dia 20 de junho.

O concurso está organizado em duas categorias. A primeira reúne alunos do 6º e do  7º ano, enquanto a outra categoria contempla estudantes do  8º ano.

Entre 19 e 23 de maio, cada escola tem que selecionar as redações que irão para a final. Uma comissão irá apontar o primeiro lugar em cada categoria, no período compreendido entre 9 e 13 de junho. A premiação ocorrerá no dia 17 de junho.

Na elaboração das redações, entre outros itens, será levado em consideração o domínio da gramática e da escrita e seleção de informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto. Ao todo 1. 550 alunos participam do concurso. São 1006 do 6º e 7º ano e 544 do 8º ano. Boa sorte aos nossos alunos!

Premiação


Por categoria, o aluno vencedor, bem como o professor de Português responsável, terão direito cada um a dois ingressos para assistir a um jogo da Copa, no dia 20 de junho, em Curitiba. A partida será entre Honduras e Equador, às 19 horas, na Arena da Baixada, pertencente ao Atlético Paranaense. Transporte de avião e hospedagem também estão garantidos.  A escola vencedora receberá uma benfeitoria em materiais esportivos no valor de R$ 5.000,00.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ciclovia da Lagoa contará com 2,40 metros de pista para bicicletas

Está sendo divulgada nas redes sociais que a ciclovia que está sendo construída na Rua Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, terá em alguns trechos apenas 80 centímetros de pista para bicicletas. E para esclarecer a informação, o Secretário de Comunicação de Florianópolis enviou um comunicado para a imprensa afirmando que a notícia não é verdadeira.

Segundo ele, a ciclovia, reivindicação de mais de duas décadas da comunidade, vai contar com 2,40 metros para bicicletas (tamanho padrão), mais 2 metros de calçada para pedestres, num total de 4,40 metros de área livre para o passeio à beira da Lagoa.


Os 80 centímetros divulgados nas redes sociais como sendo da ciclovia representam, na verdade, a largura do canteiro que vai separar a caçada da pista de rolamento dos automóveis.

Veja no croqui:


terça-feira, 13 de maio de 2014

Ponte Hercílio luz completa 88 anos com 33% da obra concluída

Foto: Hora SC
A ponte Hercílio Luz completa hoje 88 anos. Mas você conhece a história do cartão-postal da capital catarinense?

Ela começou a ser construída em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada no dia 13 de maio de 1926. Está interditada desde julho de 1991 e a promessa de reabertura é para dezembro deste ano.

Por medidas de segurança, a ponte Hercílio Luz foi fechada em 1982. Após alguns reparos, ela foi reaberta seis anos depois, mas apenas para carroças, bicicletas, motocicletas e pedestres. No dia 4 de julho de 1991 a ponte foi fechada definitivamente, e tombada como patrimônio histórico e artístico.

A ponte foi construída no governo Hercílio Luz, com empréstimo equivalente a dois orçamentos anuais do Estado de Santa Catarina. Todo o material para a construção da primeira ligação Ilha-Continente foi trazido dos Estados Unidos. O pagamento dos empréstimos, feito junto a bancos norte-americanos, só foi concluído em 1978, mais de 50 anos após a inauguração da ponte.

Parece que dinheiro e ponte nunca tiveram uma relação muito boa. E no dia do aniversário, ainda não há muito que comemorar, pois por mais que o consórcio garanta que ponte será entregue no final do ano, a maioria da população não acredita na promessa.


Complexa, a obra está orçada em R$ 200 milhões, de acordo com o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), e é um desafio de engenharia. Hoje, está com 33% de sua execução concluída. 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Consórcio garante que ponte será entregue até o fim do ano

No fim deste ano, todos os olhos vão estar voltados para a Ponte Hercílio Luz. Isso porque é o prazo que termina o contrato do consórcio Monumento pra terminar a longa reforma, que começou em 2005.

Pra quem não lembra, a Ponte Hercílio Luz foi interditada pela primeira vez em 1982, quando um técnico percebeu uma fissura numa das barras de olhal que sustentam as cinco toneladas da ponte. Depois disso, ela foi reaberta em 1988, só pra pedestres, bicicletas, motos e veículos de tração animal. Mas, a estrutura precária fez o governo do Estado fechar a ponte definitivamente em 1991.


De lá pra cá, já foram gastos 130 milhões de reais só pra manter a estrutura e fazer alguns reparos. Mas ainda são necessários 250 milhões pra terminar toda a reforma. Agora está sendo erguida a estrutura que vai encostar na ponte, pra sustentar o vão central. Essa fase da obra deve durar até setembro. E só quando essa mega estrutura estiver pronta é que as duas torres vão ser içadas por guindastes gigantes, pra reforçar as rótulas de concreto que ficam na base delas, pra só então, trocar todas as 360 barras de olhal como essa. A direção da empresa que comanda o consórcio diz que a ponte vai ser entregue ao trânsito da cidade até o fim do ano. Será?

domingo, 11 de maio de 2014

Criadora do Teatro dos Sentidos ministrará palestra e oficina na Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina recebe, entre os dias 12 e 16 de maio, a diretora multimídia Paula Wenke, que ministrará uma oficina sobre a técnica de encenação Teatro dos Sentidos, criada por ela. Na ocasião, ministrará também uma palestra onde apresentará os objetivos, o processo criativo e a poética desta técnica. Idealizado especialmente para uma plateia de deficientes visuais, ou também para um público de olhos vendados, o Teatro dos Sentidos é considerado pela crítica a mais relevante criação na área de encenação nos dias atuais.

O evento terá início com a palestra no dia 12 de maio, às 19h15, no Plenarinho da Reitoria, seguido de quatro dias de oficina no Centro de Artes (Ceart). Ambas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade, porém para participação na oficina é necessário realizar inscrição. Haverá entrega de certificado aos participantes que tiverem, no mínimo, 75% de freqüência nas aulas.

Visando entrar em contato com um pouco do processo de criação do teatro dos sentidos, a proposta da oficina é explorar uma sensibilização destes, trabalhando com diferenças de sonoridade, novas possibilidades de visão e experenciando laboratórios de tato, olfato e paladar. Já a palestra abordará o processo de criação e a dramaturgia das peças neste tipo de espetáculo, além de mostrar, a partir de exemplos em vídeo, como o teatro dos sentidos promove a inclusão cultural e social, bem como os desafios que ele enfrenta no mercado cultural.


Para se inscrever na oficina basta enviar nome completo, telefone de contato, um breve currículo e um parágrafo sobre o interesse na participação para o e-mail oficina@dr.com. O prazo é até hoje, dia 11 de maio.

sábado, 10 de maio de 2014

Justiça ordena que servidores do município restabeleçam serviços básicos em 48 horas

Foto: PMF
O Tribunal de Justiça do Estado ordenou na tarde de sexta-feira o restabelecimento integral dos serviços essenciais de atendimento em creche e em pré-escola, em todas as unidades do município, no prazo máximo de 48 horas.

Na decisão, o desembargador João Henrique Blasi fixa multa diária de R$ 50 mil ao sindicato em caso de descumprimento. O magistrado acatou os argumentos do Município e considerou que o movimento grevista “não observou a manutenção dos serviços essenciais de atendimento às necessidades básicas da população” (…) e que “não houve a comunicação antecipada da paralisação, tampouco prova do atingimento do quórum mínimo exigido em assembleia”.


O desembargador também exige que o sindicato dos trabalhadores do Município comprove, em 48 horas, que “cumpriu o disposto na Lei nº 7.783/89, quanto à notificação prévia segundo os prazos normativos fixados para serviços essenciais e não-essenciais, conforme o caso;  demonstrar a efetiva realização da assembleia da categoria para legitimação da greve e que, portanto, deliberou sobre a paralisação, com o quórum e a votação nela havidos”.

Uma nova assembleia está marcada para segunda-feira, à tarde.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Prorrogado prazo de vacinação contra a gripe em Santa Catarina

A baixa cobertura dos municípios fez com que o Estado prorrogasse a campanha até 30 de maio. O comunicado foi emitido pela diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, na tarde desta quinta-feira. O motivo é a baixa cobertura dos municípios. No litoral, até agora, a quantidade de doses aplicadas nos municípios chega a 60,79% da meta de 105.604, ou seja, 64.194 pessoas procuraram pelos postos de saúde.

Em Santa Catarina foram vacinados 60,99% dos integrantes do grupo prioritário, segundo Estado que mais vacinou, perdendo apenas para o Paraná, com 61,24%.


A orientação é de que agora os municípios intensifiquem a campanha e chamem os grupos para a vacina.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Descredenciamento polêmico

No último sábado, a assessoria de comunicação da Unimed Florianópolis emitiu uma nota anunciando o descredenciamento dos laboratórios Santa Luzia, um dos mais utilizados pelos usuários do plano de saúde, Exame, Biomédico e Sonitec.

O motivo não ficou bem claro, mas a Unimed assegurou que os usuários não ficariam sem atendimento e divulgou uma lista de locais credenciados.


O problema foi que as prestadoras de serviço descredenciadas contestaram na justiça e a 2ª Vara Cível da Capital, por meio do juiz Humberto Goulart da Silveira, emitiu uma liminar suspendendo o descredenciamento dos laboratórios. Agora a Unimed Grande Florianópolis vai recorrer. Enquanto isso, os estabelecimentos voltaram a atender nesta quarta-feira normalmente.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Livros mais baratos na Feira Catarinense do Livro

Fomentar o hábito de ler em Santa Catarina é a grande meta da Câmara Catarinense do Livro, que está promovendo até o dia 17 de maio, na Capital, a 7ª Feira Catarinense do Livro.

O evento acontece no Largo da Alfândega e tem como objetivo proporcionar ao leitor catarinense a possibilidade de adquirir um livro com descontos especiais.

O tema deste ano é Leitura e Trânsito: Educação para a vida, por entenderem que as pessoas com mais conhecimento, adquirido por meio da leitura, são mais educadas e mais prudentes no trânsito.

Durante a feira, haverá diversos escritores realizando lançamentos de livros e sessões de autógrafos, apresentações culturais, contação de histórias com Rodrigo Calistro e show de mágica com Franco do Vale.

Haverá ainda palestras com Fábio Oscar Lima (Educação & Inovação), José Rovaní Kurz (Motorista Comprometido), José Leles de Souza, Irene Rios (“Segurança no Trânsito” e “Campanhas Educativas para o Trânsito”) e Márcia Pontes (“Formação significativa e defensiva de condutores pelo método decomposto de aprendizagem da direção veicular” e “Medo de dirigir”).

As datas e os horários destas e de outras atrações podem ser conferidas no site: http://feiracatarinensedolivro.blogspot.com.br

terça-feira, 6 de maio de 2014

Prefeitura disponibiliza consultas de viabilidade pela internet

A partir de agora a população de Florianópolis já pode fazer e consultar o andamento dos processos de viabilidade construtiva pela internet, sem precisar a recorrer a qualquer órgão da administração municipal. A novidade foi anunciada na última sexta-feira pelo prefeito Cesar Souza Júnior, que também divulgou o calendário de oficinas regionais que serão realizadas em todas as comunidades da Ilha e do Continente para avaliação e aprimoramento do Plano Diretor.

O novo processo eletrônico de consulta de viabilidade, inédito na cidade, tem como objetivo agilizar e dar transparência aos procedimentos. Pelo novo sistema, que pode ser acessado no portal da prefeitura (www.pmf.sc.gov.br), qualquer pessoa vai poder se cadastrar e realizar consultas como viabilidade, construção, reforma etc. As respostas serão igualmente encaminhadas pela via eletrônica, reduzindo prazos e acabando com esperas que chegavam a até um ano.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Cartórios estão de plantão para atender eleitor

No dia 7 de maio termina o prazo para eleitor solicitar seu alistamento, pedir transferência ou mudar de local de votação. Levando a data em consideração, a Justiça Eleitoral catarinense fará plantões durante os dias 5, 6 e 7 de maio, das 9h às 19h, para facilitar o atendimento e o comparecimento dos cidadãos que ainda não realizaram esses procedimentos.

Em caso de dúvidas, o eleitor deve ligar para o Disque Eleitor (0800-645-8732) para saber se deve ou não comparecer ao cartório eleitoral, evitando o acúmulo desnecessário de pessoas. A Justiça Eleitoral também ressalta que o cadastramento biométrico não é obrigatório.

Entre as ações que podem ser feitas pelo eleitor após 7 de maio estão: retirada de segunda-via; emissão de certidões eleitorais e pagamento de multas. Durante os últimos três dias, estima-se o atendimento de aproximadamente 85 mil eleitores.

domingo, 4 de maio de 2014

Tour da Taça da Copa do Mundo passa por Florianópolis

Florianópolis foi a primeira cidade que não será sede da Copa do Mundo a receber a visita da taça da FIFA, que passou pela capital catarinense neste domingo, dia 4. Nas 12 horas em que ficou em exposição no Centro Sul, o troféu de 6,175 quilos de ouro maciço de 18 quilates atraiu milhares de fãs e curiosos. Todos tiveram a oportunidade única de ver de perto e tirar uma foto ao lado do troféu mais cobiçado pelas 32 seleções que irão disputar a Copa do Mundo no Brasil a partir de 12 de junho.

O Brasil é o 90º país a receber o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA ™, que já percorreu aproximadamente 150 mil quilômetros ao redor do planeta, na mais longa viagem já realizada em toda sua história.


De Florianópolis a taça vai para Campo Grande, onde ficará exposta ao público no dia 6 de maio, no Shopping Campo Grande.

sábado, 3 de maio de 2014

Casarão de Hercílio Luz será transformado em espaço público

Foto: ND online
O Casarão de Hercílio Luz, localizado em frente à Praça Etelvina Luz, mais conhecida como Praça do Banco Redondo, será restaurado. A informação foi divulgada na coluna de Moacir Pereira, que afirma que obra será financiada pelo o zagueiro Thiago Silva, da Seleção Brasileira.

O palacete onde viveu e morreu o governador Hercílio Luz, que está totalmente sem uso há quase 20 anos, será transformado em espaço público, com acesso direto pela avenida Mauro Ramos, museu, espaço para pequenas apresentações e um café.

O casarão, que está tombado, será preservado e na área que sobra serão construídos prédios comerciais. Para o secretário Dalmo Vieira Filho, do Desenvolvimento Urbano, “a operação resgata a casa onde morreu Hercílio Luz, um local com peso histórico e arquitetônico que está se perdendo”.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Comerciantes recebem alvará para montagem de boxes da Ala Norte do Mercado Público

Os primeiros comerciantes da Ala Norte do Mercado Público de Florianópolis receberam o alvará de licença para montagem de boxes adquiridos por meio de licitação na última quarta-feira.

Ao todo, a Ala Norte contará com 75 novos comerciantes. Os que já tiveram liberação para a montagem de seus boxes durante todo o mês de maio correspondem àqueles cujos projetos arquitetônicos já foram aprovados pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU), entre outros órgãos.

Os boxes devem abrir as portas de seus estabelecimentos comerciais efetivamente a partir do dia 2 de junho. Confira o calendário previsto:        
                          
31 de maio – Começam as obras na Ala Sul do Mercado Público e a transferência das peixarias para o Terminal Cidade de Florianópolis;
2 de junho – Ala Norte será reaberta ao público;

Dezembro – Entrega total do Mercado Público à população.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Passagem de ônibus fica mais barata a partir de agosto

A prefeitura de Florianópolis assinou nesta quarta-feira o contrato com o consórcio que venceu a licitação do transporte coletivo e divulgou o cronograma das melhorias previstas no novo sistema.

Mas a grande novidade é que a partir do dia 1º de agosto, pela primeira vez na história da cidade, os preços das passagens irão baixar.  A tarifa será reduzida de R$ 2,70 para R$ 2,58 para pagamento no cartão (forma utilizada por mais de 80% dos usuários) e de R$ 2,90 para R$ 2,75 para pagamento em dinheiro. Com a medida, a Capital reduzirá uma tarifa que não sofre alterações há dois anos.

Outra mudança importante já passa a valer a partir desta quinta-feira, dia 1º de maio: a integração, que atualmente é feita apenas nos terminais e com tolerância de apenas 30 minutos entre desembarque e embarque, passará a ser possível em qualquer ponto de ônibus, com prazo de tolerância ampliado para duas horas.


Desta forma, uma passageira que segue do Campeche para o Centro e precisa deixar seu filho em uma escola no meio do caminho, por exemplo, poderá descer do coletivo, levar o filho e seguir viagem depois, no mesmo sentido, em outro ônibus, sem precisar pagar nova passagem.